31/07/2021
Diversidade étnico-racial como desígnio de interesse público
Na sequência das reuniões que a UNA – União Negra das Artes estabelece com a Direção Geral das Artes, foi considerado um novo sub critério de apreciação no Programa de Apoio a Projetos – Inclusão nas equipas de elementos que representem a diversidade étnico-racial, designadamente de afrodescendentes. Ver mais informações aqui.
Além disso, a diversidade étnico-racial e o diálogo intercultural passaram a constituir igualmente desígnios de interesse público que a DGArtes visa estimular, tendo ficado estabelecidos ao nível da Portaria n.o 146/2021.
Estas são transformações que reconhecem a importância de políticas de reparação antirracistas no setor artístico, desde os processos de avaliação e seleção que atribuem verbas públicas no âmbito da criação artística. Trata-se assim de um avanço para toda a sociedade civil, pois reforça a nossa caminhada no sentido de mais justiça e igualdade, através das artes e em prol da representatividade negra no país.
As candidaturas para o programa de apoio a projetos abrem brevemente e contamos com resultados mais diversificados e representativos do nosso tecido social.